Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rinite alérgica: manual de sobrevivência ao inverno

Moro em Brasília, e todo inverno a gente passa pelo menos três meses sem ver uma gota d'água cair do céu. É normal termos 10% de umidade relativa do ar, e apesar de meus lábios já terem se acostumado e meu nariz não sangrar mais, a rinite ataca. Esse ano tá brabo, então juntei várias estratégias que eu usava e fiz um manual de sobrevivência.

1. Umidificador - É chato ficar recarregando, deixa o nariz meio melequento, mas ajuda bastante no conforto.


2. Lavagem nasal - No máximo 2 vezes por dia, colocar um pouco de soro fisiológico em cada narina e depois expelir sem forçar.


3. Nebulização - Como o umidificador: chatíssimo, mas tira aquela sensação dolorida de respirar o ar seco e frio quando o nariz já está machucado.


4. Antialérgico + descongestionante nasal - Esse é meu combo de sempre. Quando a rinite ataca mesmo, isso aqui é o que me salva das sinusites. O único problema é que o descongestionante que eu uso dá sono, então nada de dirigir durante o tratamento.


5. Banho gelado - O pior de todos, e é o que eu deveria levar para a vida! Apesar de ninguém saber por que funciona, o banho frio melhora bastante os problemas respiratórios. Meu nariz sente muita diferença de um banho quente/morno para um frio.

6. Muitos lenços e uma lixeira por perto - Eu não vivo sem lenços. E como já tive muita faringite causada por rinite, prefiro assoar tudo a engolir (sim, é nojento, mas é o que é).

7. Muita água - Nem precisa explicar, né?

Vamos ver agora quanto tempo demora para eu me sentir melhor. Adoro o friozinho do inverno, mas tomara que a seca vá embora logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário