Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sutiãs importados - tamanhos, taças, soluções

Quando descobri que na Inglaterra os sutiãs têm duas medidas - a das costas e das taças -, achei genial. Não faz todo o sentido? Tem menina pequena com peito grande, mulher grande com peito pequeno, gente no meio termo. Achei tão fantástico que meti em cabeça que ia comprar um sutiã importado.

Desde a descoberta até as vias de fato, demorei uns bons dois anos. Afinal, o frete é caro, é arriscado encomendar marca que a gente não conhece, e o principal: como acertar o número? Não é como se fosse fácil devolver pra loja e pedir outro...

Sutiã Glamour sem alça da What Katie Did

A compra em si veio com minha recente paixão por vintage e retrô: foi o sutiã torpedo Cabaret da marca What Katie Did. Após muita pesquisa, escolhi o número 34C. Foi caro, mas valeu a pena: é o melhor sutiã que já usei na vida. Por ser retrô, ele é feito com tecido que não estica, então fica bem justinho e me dá tanta sustentação dá vontade de ir pra academia com ele (nada de peito pulando pra cima e pra baixo, lindo!). Mesmo tendo amado e usando o bichinho dia e noite, hoje eu compraria o 34D, acho que ficaria mais confortável. Mês passado pedi o sutiã sem alças deles no novo tamanho, vamos ver se acertei.

Hoje me arrisquei de novo e resolvi experimentar um conjunto de uma marca diferente. A Curvy Kate é uma linha para mulheres com taças acima de D, e é menos cara que a WKD (até teria preço decente, não fosse pelo frete). A Curvy Kate não tem proposta retrô, mas eles fizeram uns três conjuntinhos maravilhosos com um quê burlesco. Como eles são uma marca moderna, os tecidos esticam e por isso os tamanhos são diferentes, então o 34D não significava muita coisa pra mim. Pensei, pensei, pensei, li, pesquisei na internet, fui atrás, revirei tudo e decidi comprar. Número: 30FF.

Sutiã e shortinho Thrill Me da Curvy Kate
Agora é esperar - um, dois, três meses - pra ver se minha pesquisa deu certo. Caso você seja uma louca desvairada como eu e queira pedir lingerie online, aí vão minhas paradas obrigatórias para acertar no tamanho:

Fuller Figure Fuller Bust - blog da Georgina, uma menina LINDA plus size. Com seios enormes, ela ensina muito sobre o "fit" do sutiã, isto é, como ele deve ficar. Foi assim que descobri que eu nunca tinha usado um sutiã do tamanho certo.

Calculadora de tamanho - não é exata, mas já é um ponto de partida, e tem acertado na maioria dos casos. Vale para sutiãs modernos.

Bratabase - foi o site que me deu ânimo para encomendar a Curvy Kate. A gente coloca nossas medidas, as medidas dos nossos sutiãs e avalia se coube ou não. Daí dá para pesquisar os sutiãs de outras mulheres com suas medidas e avaliações e ter uma ideia de qual tamanho fica melhor na gente. Fantástico!

Por fim, um aviso importante para quem quer se aventurar no mundo dos sutiãs ingleses: não dá pra acreditar nas técnicas da Wikipedia e outros sites que falam para somar 4 ou 5 polegadas ao tamanho do tórax: isso é uma regra antiga que não funciona para os modelos atuais. Não é à toa que tanta menina usa a numeração errada lá fora.

Bem que o Brasil podia importar essa ideia, né?

PS: Eu já vi em um shopping uma loja com numeração 38, 40, 42, 44... e taças A, B e C. Mas convenhamos, 3 tamanhos de taça é muito pouco, né?

Um comentário:

  1. Conheça a LaLoïe Corseterie, loja de Curitiba que trabalha com as marcas importadas e com taças diferenciadas!

    ResponderExcluir